Seguidores

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Atividade especial - Copa do Mundo na África

INGLÊS
Atividade 1
O Inglês é a língua oficial de 22 países da África, que tiveram colonização inglesa. Língua oficial é aquela consagrada na constituição de um país ou em uma lei específica, sendo utilizada em todos os documentos oficiais, bem como nas relações internacionais. Na África do Sul, existem 11 línguas oficiais e uma delas é o Inglês.

“The Football for Hope Movement was established in 2007 by FIFA and streetfootballworld as part of their strategic alliance. Its mission is to increase the impact of football as a tool for social development, peace and social change.
(...)
Supported through the Official Campaign of the 2010 FIFA World Cup™ “20 Centres
for 2010”, 20 Football for Hope Centres across Africa that combine sport, health and
educational facilities will be constructed.”
http://www.streetfootballworld.org/football-for-hope2/about-football-for-hope

• Complete com as palavras: education, dimensions, expectancy.
The HDI combines three __________: life __________, __________ and standard of living.

• Complete com as palavras: accordance, rules.
Football is played in __________ with a set of __________.

• Complete com as palavras: key, alliance, Movement.
The Football for Hope __________ is the _________ element of a strategic ___________.

Atividade 2 - Material do Professor
Reading activity
1) Pre-reading:
• Comece a aula falando sobre a Copa do Mundo, o futebol e os times favoritos dos alunos.
Pergunte quem gosta de jogar futebol, quem prefere assistir pela TV, e o que mais, além de habilidades físicas, eles podem aprender jogando ou assistindo a uma partida de futebol. Caso os alunos não produzam a resposta desejada, dê um exemplo como: força e determinação.
(Não peça muitos exemplos neste momento, pois irá trabalhar com tais valores no item 2).
• Peça aos alunos que, em grupos de 5, façam uma lista de valores que podem aprender jogando ou assistindo a uma partida de futebol. A lista pode ser em Português ou, dependendo do nível dos alunos, em Inglês. Dê um limite de 3 minutos para esta etapa.
• Após 3 minutos, pergunte aos alunos quais valores incluíram em suas listas e coloque as palavras no quadro. Se forem em Português, ensine a versão em Inglês. (Fique atento ao número de palavras que vai pedir para cada grupo, devido ao tempo da aula.)
2) While reading:
• Diga aos alunos que eles irão ler um texto sobre como o futebol pode ajudar as pessoas a ter um futuro melhor e uma vida mais saudável. Fale brevemente sobre a iniciativa do Football for Hope* e peça que leiam em silêncio. Nesta etapa, os alunos deverão grifar de 3 a 5 palavras que tenham relação com os benefícios que o futebol pode trazer para a vida das pessoas.
3) After reading:
• Quando terminarem a leitura, os alunos deverão se reunir com seus grupos novamente para comparar as palavras que grifaram e tentar adivinhar o significado do vocabulário novo, usando o contexto. Peça que prestem atenção ao que foi escrito antes e depois da palavra grifada, pois esta técnica ajuda muito. Estipule um prazo de 10 minutos para esta etapa.
• Pergunte aos alunos quais palavras grifaram e coloque-as no quadro. Pergunte também se o contexto os ajudou a adivinhar o significado das palavras novas e ensine os alunos a usar o que está ao redor para descobrir o significado dos novos itens. Até mesmo a associação com a Língua Portuguesa poderá ajudá-los, como no caso de “respect”, palavra muito parecida com “respeito”.
• No final desta etapa, caso os alunos não tenham listado todas as palavras relacionadas ao tema, inclua no quadro as que ficaram faltando e repita o procedimento, ajudando-os a entender o significado de cada uma, de acordo com o contexto.
• Peça aos alunos que escolham de 3 a 5 palavras do quadro e escrevam um parágrafo sobre algum outro esporte (natação, basquete, vôlei, corrida, etc.), e o que as pessoas podem aprender praticando ou assistindo ao esporte escolhido. Os alunos poderão trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas, dependendo do número de alunos em classe.

Observação
Caso falte tempo, peça aos alunos que façam a etapa 8 em casa, como tarefa. Esta poderá ser feita individualmente ou em grupos pequenos.
* Football for Hope é uma organização que usa o futebol para promover o desenvolvimento social e a paz. Foi fundada em 2007 pela Fifa e pela Streetfootballworld, uma entidade que incentiva parcerias ao redor do mundo que possam contribuir com mudanças sociais positivas.

Answers: peace, love, justice, respect, solidarity, healthy living, gender equality, peaceful conflict resolution, confidence and challenges.

Atividade 2 - Material do Aluno
Reading Activity
Leia os textos a seguir sobre o projeto Football for Hope e, logo após, debata em sala de aula, com a mediação do professor.
Football for Hope
Football for Hope is an association that uses the power of soccer to promote
social development, peace and social changes. It was founded in 2007 by
FIFA and Streetfootballworld, a social profit organization that encourages
global partnerships in order to contribute to positive social change.
In Brazil, EPROCAD, (Fundação Esportiva Educacional Pró-Criança e Adolescente), and
ACM RS, (Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul), are two of the many
organizations which take part in this project by working with children and teenagers in street soccer activities.
Fonte: http://www.streetfootballworld.org/football-for-hope2

ACM RS
ACM RS was founded in 1901 with the aim of promoting a life of love, justice and peace.
It works with about 360 children and teenagers aged between 6 and 16 years old in street soccer projects. The five ACM RS centers are located in poor communities in Porto Alegre, where children grow up with problems such as drug abuse, alcoholism and domestic violence. In 2008, ACM RS started working with several activities in order to promote values such as respect, solidarity and healthy living; and through the practice of the sport, the young people also learn about gender equality and peaceful conflict resolution.
Fonte: www.acm-rs.com.br

Eprocad
Eprocad is a project that started in 1994 with the aim of developing children and teenagers through sports. It is located in Santana de Parnaíba, SP, and it works with around 300 participants every year. The girls and boys who take part in this project are aged between 6 and 18 years old and live in poor conditions. Eprocad applies special rules and rituals to soccer games in order to build confidence and prepare the children for challenges in their lives.
Fonte: www.eprocad.org.br

FONTE: Editora Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário